A Hughes do Brasil, alinhada com seu compromisso em prol da igualdade de gênero, divulga o Relatório de Transparência Salarial e dos Critérios de Remuneração, em conformidade com a Lei nº 14.611/2023. A Hughes do Brasil sustenta que a igualdade salarial entre os gêneros é fundamental para fomentar uma cultura organizacional saudável, em sintonia com os valores de diversidade e inclusão que orientam nosso Programa Plural.
Desde o lançamento do Plural, em 2021, a Hughes do Brasil tem investido fortemente na ampliação da presença de mulheres em suas equipes, com especial atenção para cargos técnicos e de liderança. Como resultado, alcançamos um aumento significativo no percentual de mulheres na contratação de novos colaboradores, que saltou de 18% em 2021 para 52% em 2023. Adicionalmente, o percentual de mulheres em cargos de liderança subiu de 29% para 34% no mesmo período, representando um avanço rumo à equidade de gênero.
Embora tenhamos avançado, é importante notar que os Relatórios de Transparência Salarial, fundamentados na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), organizam as funções de uma forma que pode não capturar com exatidão a complexidade e os esforços realizados por nossa organização. A abordagem vigente, que agrupa diversas funções e níveis de hierarquia, sem levar em conta fatores como tempo de experiência, desempenho, qualidade técnica e níveis de senioridade, resulta em comparações entre cargos que, na prática, são inapropriadas.
A Hughes do Brasil reafirma seu compromisso com a igualdade de gênero, ciente de que essa é uma jornada contínua. Nossa jornada pela equidade de gênero, iniciada com o Programa Plural, vai além da simples mensuração de números. Buscamos transformar nossa cultura corporativa de forma genuína, com a implementação de práticas afirmativas, treinamentos específicos e a garantia de que as mulheres tenham igualdade de acesso a todas as oportunidades de carreira na Hughes do Brasil. Temos orgulho dos progressos já realizados e nos empenharemos incansavelmente para que mais mulheres possam prosperar em nossa organização, ocupando posições de destaque e recebendo o reconhecimento merecido por suas contribuições.
Reconhecemos a importância dessa nova legislação e acreditamos que a transparência salarial é um passo significativo. Contudo, sustentamos que os métodos empregados devem ser melhorados para oferecer uma visão mais fiel da realidade das organizações e seus esforços em direção à equidade. A Hughes do Brasil se coloca à disposição das autoridades para contribuir na evolução da metodologia, assegurando que o relatório salarial desempenhe seu papel de promover uma verdadeira justiça de gênero no ambiente empresarial.