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São Paulo, outubro de 2024
Para dar conta de toda essa operação de loja física e da integração dos canais de venda pelo modelo omnichannel, com a garantia de boa experiência de consumo para seus clientes, a Le biscuit precisava de um suporte de TI que reforçasse a conectividade e eliminasse a chance de “apagões” nas conexões. Foi o que a rede encontrou na solução Software Defined Wide Area Network (SD-WAN), dentro do portfólio HughesON™ de serviços de redes gerenciadas, oferecida pela Hughes do Brasil, subsidiária da Hughes Network Systems LLC (HUGHES).
Baseada na tecnologia SD-WAN, que forma redes corporativas com alto desempenho usando banda larga de provedores locais como rede de acesso, a solução garantiu a modernização da rede, o que permitiu desenvolver a operação de omnicanalidade, já que a varejista passou a contar com estabilidade de conexões e total disponibilidade de rede, essenciais nesse processo, além de reduzir o tempo de abertura de novas lojas próprias da Le biscuit. A parceria teve início no começo desde ano, para suportar a interligação das lojas físicas, o e-commerce e o app, iniciada ainda em 2020.
A implementação da omnicanalidade e o plano de expansão da rede representaram grandes desafios tecnológicos, como relata Adriano Silva, gerente de TI da Le biscuit. “A principal dificuldade era a perda da conexão das lojas com a matriz e com o datacenter, o que gerava muitos problemas nas vendas com cartões. Essas situações afetavam nossa relação com os clientes e prejudicavam a produtividade das equipes internas, com evidente impacto financeiro negativo”, destaca Silva. Segundo o executivo, o processo de escolha da solução de SD-WAN da Hughes considerou a capacidade de entrega, dadas as particularidades da Le biscuit, uma vez que a rede tem lojas em 74 municípios de 14 estados, além de um centro de distribuição em Camaçari (BA) e uma plataforma de e-commerce.
Transformação com a solução
Com a tecnologia SD-WAN da Hughes do Brasil, a Le biscuit deixou de se preocupar se está trabalhando com a operadora A ou B. “Essa nova solução nos deu ampla disponibilidade de internet nas lojas em qualquer região do país, sem precisarmos nos preocupar com escolha de provedor, acompanhamento de ativação, manutenção e solução de problemas técnicos”, afirma Silva. Segundo ele, outro ponto positivo é a agilidade da Hughes do Brasil para atendimento quando necessário — na maior parte das vezes, de maneira preventiva.
A estabilidade operacional proporcionada pela solução SD-WAN abriu portas para a implementação do modelo omnichannel. “A qualidade do serviço prestado pela Hughes do Brasil nos permitiu acrescentar serviços às nossas lojas, de tal forma que foram eliminados os problemas de conectividade. A solução nos permitiu transformar as lojas físicas Le biscuit em um modelo omnichannel sem nenhum impacto operacional. Hoje temos uma conexão de qualidade e confiável que permitiu a Le biscuit vender produtos exclusivos do e-commerce a partir da loja, garantiu a possibilidade de comprar produtos online com retirada na loja física, além de inovações no ponto de venda, campanhas híbridas utilizando o app, adoção de cartão de crédito digital com aprovação e uso imediato nas lojas físicas, ativação de sistemas de monitoramento e modernização da tecnologia utilizada pelos vendedores”, afirma Silva.
A tecnologia contribui também para a expansão da rede. O tempo de espera para ativação da infraestrutura de rede para garantir a inauguração de uma loja caiu pela metade — de 90 dias para menos de 45 dias. A implementação do projeto significou ainda a redução de gastos com telecomunicação — só com conectividade, a economia representou em torno de 20%.
Outra vantagem da parceria foi liberar as equipes internas de TI para trabalhar em projetos mais relacionados ao negócio principal da Le biscuit, como o aprimoramento da operação nas lojas físicas, a gestão de estoques, a logística de distribuição, o reforço do e-commerce e o aperfeiçoamento do atendimento ao cliente. “O total de chamados por queda de conexão caiu de uma média de um por dia, em 2019, para zero desde a contratação da tecnologia da Hughes”, revela Silva.
Para o presidente da Hughes do Brasil, Rafael Guimarães, a solução SD-WAN da Hughes, tecnologia que se destaca nos Estados Unidos, vem sendo arquitetada e aprimorada para se tornar o grande aliado operacional de varejistas e empresas brasileiras de setores que contem com atendimento ao cliente final em qualquer lugar do Brasil. “Nosso papel é prestar um serviço que permita ao cliente se dedicar ao seu principal business e aprimorar o modelo de negócio da companhia. O objetivo é garantir a segurança de que sua operação não vai parar por falta de conectividade”, ressalta Guimarães. Segundo o presidente, nas regiões em que as lojas não contam com dois provedores diferentes de internet para garantir redundância, a Hughes consegue atender o estabelecimento com seu serviço de internet banda larga via satélite voltado para clientes corporativos.
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