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O que frustra os passageiros com a conectividade durante o voo (IFC) e como as companhias aéreas podem resolver isso

São Paulo, outubro de 2024

Por Reza Rasoulian, Vice-Presidente Sênior de Aviação da Hughes Network Systems (USA)

Como passageiro frequente, muitas vezes fico desapontado com a experiência de conectividade a bordo (IFC) que encontro. Muitas vezes, o serviço não é confiável e frequentemente para de funcionar durante longos períodos do voo. Outras vezes, não é rápido o suficiente para suportar os aplicativos em nuvem dos quais dependo para trabalhar em documentos compartilhados com minha equipe local. E, às vezes, o hardware ou software de gerenciamento da IFC simplesmente não é sofisticado o suficiente para oferecer suporte ao serviço para todos a bordo.

Falando com as companhias aéreas, fica claro que elas ouviram passageiros expressarem frustrações semelhantes. Essas frustrações incluem a falta de confiabilidade, os custos associados a esses serviços e as dificuldades de compatibilidade em aeronaves mais antigas.


Confiabilidade

A confiabilidade é muitas vezes a principal frustração que os passageiros expressam com os serviços da IFC. Os viajantes afirmam frequentemente que os serviços da IFC são inconsistentes ou lentos, com capacidade limitada de acesso a todos os websites desejados. Em alguns casos, os serviços IFC não funcionam para todos os passageiros a bordo, exigindo que os comissários de bordo reiniciem todo o sistema wi-fi da aeronave, atrasando a experiência de conectividade. A falta de confiabilidade pode aumentar as tensões para os passageiros que podem estar ansiosos para voar, querendo concluir algum trabalho durante um voo longo ou esperando assistir a um filme sem interrupções.

As companhias aéreas devem procurar soluções IFC robustas que aproveitem a engenharia de satélite de ponta e devem procurar parceiros com experiência na gestão de redes em escala. Estas soluções também devem utilizar tecnologias novas e emergentes, como AIOps, para transformar a experiência da IFC através de insights baseados em dados, equipados com uma política de não reinicialização que possa detectar e resolver anomalias de forma proativa. Por exemplo, o conjunto de soluções Hughes da IFC trabalha para definir o ritmo da inovação e fornecer aos passageiros uma conectividade confiável nos céus.


O custo não corresponde à experiência esperada

Outra frustração comum que os passageiros costumam expressar é que os serviços wi-fi a bordo não correspondem aos serviços esperados. Ao pagar por um serviço com um custo adicional, os usuários desejam que a experiência de ponta a ponta seja perfeita e conectada durante todo o voo, assim como na sala de estar, no escritório ou na cafeteria local. No entanto, nem sempre é esse o caso.

Os passageiros reclamam frequentemente que os serviços da IFC param de funcionar durante a viagem. Isto cria frustração entre os passageiros que procuram realizar algum trabalho ou manter-se entretidos durante voos longos. As passagens aéreas são caras e os viajantes esperam um serviço pelo qual estão pagando dinheiro adicional para funcionar durante todo o voo.

Para conseguir isso, as companhias aéreas devem procurar parceiros que possam fornecer-lhes uma solução tudo-em-um, aplicando largura de banda baseada na procura em tempo real, garantindo uma experiência wi-fi suave e ininterrupta para os passageiros, mesmo no aeroporto mais movimentado. As companhias aéreas devem recorrer a fornecedores da IFC com anos de experiência no setor e redes robustas de comunicações por satélite que garantam aos viajantes uma solução da IFC que exceda as suas expectativas.


Compatibilidade

Outra frustração comum com a IFC surge da potencial incompatibilidade, especialmente quando se integra tecnologia moderna numa aeronave mais antiga. Esta falta de compatibilidade pode levar a experiências de conectividade desarticuladas para os passageiros. Cada companhia aérea é única e as soluções precisam ser personalizáveis ​​para atender aos objetivos operacionais de um conjunto diversificado de requisitos das companhias aéreas. As soluções multiórbitas podem proporcionar uma experiência conectada aproveitando os satélites LEO e GEO para garantir maior largura de banda e latência reduzida durante o voo.

As companhias aéreas precisam procurar utilizar um provedor IFC completo e verticalmente integrado. A solução de voo da Hughes otimiza a experiência IFC – desde a desembalagem do equipamento em um hangar de aeronave até a conexão do assento 12B. As soluções precisam ser flexíveis, compatíveis com as disposições de montagem existentes e estar em conformidade com os padrões da indústria. Fornecedores de IFC como a Hughes, que projetam e fabricam suas próprias antenas, possuem amplas capacidades de satélite e contam com uma equipe dedicada de profissionais da aviação, são cruciais para proporcionar aos passageiros uma experiência IFC coesa.


Conclusão

A conectividade durante o voo é a base do sucesso de uma companhia aérea, impulsionando o NPS, a satisfação do cliente e, em última análise, maiores receitas e taxas de ocupação. Permitir que os viajantes permaneçam conectados com o mundo exterior melhora a experiência de voo e está rapidamente se tornando um recurso obrigatório em todo o espectro de modelos de negócios das companhias aéreas.

Para fornecer uma solução IFC sem frustrações, as companhias aéreas devem procurar cinco características essenciais do seu fornecedor de conectividade:

- Rápido: os passageiros esperam uma experiência de sala de estar no céu. Seja transmitindo vídeos, navegando em conteúdo ou mantendo contato com o solo, a conectividade rápida não é negociável.
- Confiável: para que a conectividade seja útil, os passageiros e as companhias aéreas devem poder depender dela. As soluções de conectividade e entretenimento a bordo (IFEC) devem ser projetadas para manter conectividade consistente, usando designs inteligentes e IA/ML.
- Preparados para o futuro: a tecnologia evolui rapidamente e as companhias aéreas precisam de soluções de conectividade que possam se adaptar. As soluções IFEC devem ser projetadas tendo em mente a escalabilidade e melhorias futuras.
- Leve: o peso impacta diretamente a eficiência de combustível e os custos operacionais. As tecnologias IFEC, como o Hughes LEO ESA, otimizam o desempenho e minimizam o peso.
- Acessível: ao fornecer conectividade de alto nível, o custo total de propriedade deve ser considerado. As companhias aéreas devem buscar soluções que proporcionem valor total ao longo da vida. As soluções Hughes IFEC redefinem as expectativas de conectividade para acelerar o ROI da IFEC.

As companhias aéreas desejam oferecer conectividade wi-fi de alta qualidade durante o voo aos passageiros em qualquer lugar, incluindo rotas transoceânicas e polares. Os serviços Hughes IFC garantem uma experiência rápida e de baixa latência para os viajantes. Com mais de 20 anos de experiência no fornecimento de soluções IFC para companhias aéreas, a Hughes está preparada para fornecer soluções de conectividade que manterão os passageiros conectados agora e no futuro.

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