Novidades > Residencial e PME
São Paulo, abril de 2021
O turismo rural está em expansão no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR), houve crescimento de 19% nas receitas do segmento em 2018 e aumento de 9,5% nas hospedagens em hotéis e pousadas rurais e casas de campo. Entretanto, apesar de a área ser estratégica para o desenvolvimento nacional como um todo, por englobar vários setores da economia, alguns estabelecimentos ainda enfrentam problemas para atrair clientes e mesmo para realizar transações, principalmente em regiões afastadas dos grandes centros.
É o caso da Villa Santa Maria, complexo turístico que contempla restaurante, lounges com lareira, cave, além de cachoeira e trilhas, localizado no coração do Vale do Baú, na Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo. “É um terreno de 90 hectares que conta com plantação de uvas, restaurante e uma loja com os vinhos Brandina, produzidos pela Villa, além de produtos de parceiros da região”, comenta Christian Pinotti, sommelier do estabelecimento.
A Villa é localizada em um lugar de alto potencial turístico, a 10 km de distância da cidade de Campos do Jordão. Entretanto, por ficar em um local afastado dos grandes centros urbanos, enfrentava problemas de conectividade, o que dificultava na hora de fazer reservas e receber pagamentos.
“Por não termos acesso a redes de telefonia móvel e internet via cabo na região, optamos por investir em internet via satélite", relata Pinotti. "Então, contratamos o serviço da HughesNet para operar na Villa. Isso influiu até na forma com que fazemos a divulgação do espaço, já que é tudo pelas redes sociais hoje em dia.”
A carência de acesso de qualidade na área rural é facilmente suprida com a internet via satélite. A HughesNet, líder mundial em internet via satélite, atende atualmente cerca de 5 mil municípios no Brasil, com foco na área rural. Para Rafael Guimarães, presidente da Hughes no Brasil, a relação da HughesNet com a Villa Santa Maria é mais uma demonstração de como a conectividade pode impulsionar negócios longe dos grandes centros. “O turismo interno é um setor vibrante da economia brasileira, mas ainda há muita possibilidade para o turismo rural. Para o turismo na área rural crescer, a conectividade se torna um fator fundamental e a Hughes torna essa conexão cada vez mais possível, criando novas oportunidades de negócios na área rural.”
Assista ao vídeo abaixo e veja como a HughesNet contribuiu com a Vinícola Villa Santa Maria.
Veja mais: