Novidades > Corporativo
São Paulo, abril de 2025
São Paulo, 7 de abril de 2025 – A Hughes do Brasil, uma subsidiária da Hughes Network Systems, LLC (HUGHES), levará para a Agrishow 2025 soluções desenhadas para serviços de comunicação sem fio com estabilidade e autonomia aos equipamentos de propriedades rurais de todo País. O portfólio traz inovações capazes de expandir a produtividade no campo, otimizar protocolos de segurança, reduzir custos operacionais e auxiliar os produtores a automatizarem seus equipamentos. A edição deste ano da Agrishow acontece entre os dias 28 de abril e 02 de maio, em Ribeirão Preto (SP).
A companhia está lançando o serviço IoT Sat, que permite conectividade ininterrupta inclusive em áreas remotas. Com a solução, é possível fazer rastreio de veículos, monitoramento do desempenho do motorista, otimização das rotas e logística de transporte em tempo real. O controle das condições do solo, como PH e humidade, e o gerenciamento dos sistemas de irrigação são outras vantagens.
Outra tecnologia que desembarca com a Hughes na Agrishow são as redes dedicadas para comunicação de longo alcance, conhecidas como Redes Privativas LTE ou 5G, que proporcionam conectividade essencial para pequenas e médias propriedades e que mais inovações sejam integradas às máquinas rurais, o que leva à implementação de tecnologias avançadas e à melhor eficiência operacional do setor. O agronegócio é um dos principais mercados para a solução, considerando que 72% das propriedades rurais no Brasil não possuem acesso à internet, de acordo com o IBGE.
Segundo a Hughes do Brasil, esta rede privativa não está associada a nenhuma operadora tradicional móvel, sendo customizada exclusivamente para cada tipo de negócio ou projeto. A configuração, portanto, é feita em função das necessidades específicas do cliente, podendo incluir recursos como priorização de tráfego, capacidade de gerenciamento remoto e integração com outros sistemas de comunicação existentes.
"A falta de conectividade ainda é um dos principais entraves para a adoção de tecnologias no campo”, afirma Ricardo Amaral, vice-presidente de Vendas e Marketing de Enterprise da Hughes do Brasil. Segundo o executivo, muitos produtores enfrentam dificuldades de inviabiliza soluções digitais e decisões em tempo real justamente por não conseguirem eliminar o gargalo da conectividade. “Na Hughes, utilizamos a melhor infraestrutura de conectividade disponível como elo entre áreas remotas e a rede principal, garantindo cobertura onde outras tecnologias não alcançam. Isso nos permite oferecer aos nossos clientes a solução mais adequada e eficiente para cada região”, explica Amaral.
Com a implementação de redes privativas e soluções personalizadas, os produtores ganham visibilidade em tempo real de suas operações, podendo realizar ajustes ágeis no manejo e tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados. “O resultado é uma gestão mais eficiente, com otimização do uso de insumos, redução de desperdícios, corte de custos e, consequentemente, maior rentabilidade”, conclui o executivo.
Os visitantes da feira também poderão conhecer a nova oferta de conectividade da Hughes do Brasil, baseada em satélites de baixa órbita, voltada para atender às demandas do agronegócio com alta performance, mobilidade e baixa latência.
Com uma proposta mais empresarial do que as soluções tradicionais do mercado, a Hughes oferece uma infraestrutura de comunicação robusta e confiável, ideal para regiões onde não há cobertura de rede terrestre. “Nossa solução foi desenhada para sustentar aplicações críticas em tempo real, como monitoramento de lavouras, gestão de frotas agrícolas e integração de cadeias logísticas, mesmo em locais remotos”, destaca Amaral. Isso permite que máquinas em operação, como tratores e colheitadeiras, mantenham conectividade constante ao longo de toda a jornada no campo conectando dados, decisões e resultados com agilidade e segurança.
Serviço
Agrishow 2025
Data: 28 de abril e 02 de maio
Local: Rod. Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto - São Paulo - Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro – Leste (Centro de Cana)
Veja mais: