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São Paulo, outubro de 2024
Se você está tentando ir de um lado dos Estados Unidos ao outro, existem muitos modos de transporte que você pode usar - um avião, um trem, um ônibus, talvez até fazer uma viagem de carro. A escolha é inteiramente sua. Mas quando você está tentando transportar um satélite geoestacionário de 9 toneladas, que vai da fábrica da Maxar em Palo Alto, Califórnia, para o local de lançamento em Cabo Canaveral, Flórida, suas opções são limitadas. Na verdade, só há duas opções: de caminhão, que leva cerca de um mês e requer uma logística complexa e uma variedade de licenças rodoviárias, ou de avião. E não apenas qualquer avião comercial antigo, mas um AN-124-100, conhecido como Antonov, um veículo maciço especializado no transporte de cargas volumosas e de grandes dimensões.
Mas, primeiro, o JUPITER™ 3 precisa chegar ao aeroporto, o que não é uma tarefa simples! O satélite é cuidadosamente colocado em um contêiner especial com temperatura controlada e suportado por grandes amortecedores para mantê-lo seguro durante o transporte – este foi construído especificamente para lidar com o tamanho e o peso do JUPITER 3.
Em seguida, o satélite é transportado por um guindaste a bordo de um caminhão de plataforma plana de 12 eixos para atravessar a cidade, desde a fábrica até Moffett Field – um aeroporto civil-militar a apenas alguns quilômetros de distância em Mountain View, CA – onde o satélite será carregado no avião Antonov que o aguarda.
Menos de duas dúzias de aviões AN-124-100 estão ativamente em serviço em operações civis e militares em todo o mundo. Este modelo de avião é único por causa da escotilha única que permite que o nariz do avião gire para cima para carregar e descarregar cargas de grandes dimensões.
Com o satélite (e a rampa) firmemente a bordo, uma tripulação de cerca de 12 pessoas sobe a bordo para a viagem. Após uma breve parada para reabastecimento no Texas, o avião pousa em Cabo Canaveral, na Flórida, no Kennedy Space Launch Center, de onde o JUPITER 3 será lançado.
De lá, ele é transportado para a área de processamento de carga útil, onde o satélite é inserido em uma eclusa de ar. Nesse ponto, o JUPITER 3 é removido do contêiner de transporte e movido para o real local de processamento, para passar pelos preparativos de pré-lançamento.
(crédito da fotografia: Maxar)
De lá, ele é transportado para a área de processamento de carga útil, onde o satélite é inserido em uma eclusa de ar. Nesse ponto, o JUPITER 3 é removido do contêiner de transporte e movido para o real local de processamento, para passar pelos preparativos de pré-lançamento.
Acompanhe nossa jornada para JUPITER 3 enquanto acompanhamos o progresso de nosso satélite de densidade ultra-alta de próxima geração.
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